domingo, 25 de setembro de 2011

Saudosa capela


Capela de Santa Teresina
Foto: Walter Leite

SAUDOSA CAPELA
Copyright 2011© Josselene Marques

Manhã ensolarada. Temperatura em elevação. Pássaros inquietos à procura de abrigo. Em meio ao burburinho urbano, seguia para mais um dia de trabalho. De repente, eu me vi obrigada a enveredar por um desvio, devido a uma obra pública de saneamento básico no Centro da cidade. A princípio, fiquei aborrecida com o transtorno que havia me tirado do costumeiro percurso e poderia resultar em um pequeno atraso em virtude do congestionamento.

Enquanto vencia os metros extras, fui me aproximando de uma capela – o que alterou, mais uma vez, o meu estado de humor. A saudade tomou conta de mim. Observei que a Capela de Santa Teresinha estava aberta àquela hora da manhã – algo inusitado durante o meio da semana, salvo nas raras exceções em que são celebradas missas de corpo presente.

Embora breve, o vislumbrar de seu interior me fez lembrar a infância. Naquela fase da minha vida, aos domingos, costumava assistir à missa naquele lugar aconchegante, na companhia de minha avó materna. Como eu gostava! Retornava ao lar com a alma leve – “peso” bem proporcional ao do meu corpo franzino de menina. Apesar da seriedade do ato litúrgico, eu o achava até divertido, pois os sermões de Dom Gentil eram bem originais. Sempre bem-humorado, ele muitas vezes nos surpreendia com piadas que usava para nos mostrar a importância de se aprender e adotar os valores morais e éticos.

Distraída pelas recordações, perdi a noção do tempo transcorrido e da distância percorrida. Como previra, atrasei-me alguns minutos, mas ganhei o dia pela oportunidade que tive de relembrar/reviver esse período tão bom em que quase tudo era mais simples, barato e tranquilo. Ao me aproximar do meu destino, automaticamente, devolvi essas memórias ao seu devido lugar de armazenamento e fui cumprir mais um expediente da minha missão de educar, compartilhar saberes e, juntamente com meus queridos alunos, seguir construindo o conhecimento.

2 comentários:

Anônimo disse...

É bom relembrar. Estive, recentemente, ao lado da Capela. No Seminário, dando uma palestra. É um lugar - os imóveis como um todo - que transmite paz.
Abraço,s
Raí

Bernadete Oliveira disse...

Ah Josse...este seu espaço é maravilhoso ou melhor, vc é que é maravilhosa! O espaço é somente uma consequência.Neste momento, em segundos,fiz uma bela viagem ao passado,a um passado tão distante e confesso que me bateu uma saudade...mas uma saudade boa. A gente só sente saudade do que é bom, não é mesmo? A Capela de Stª Teresinha foi a 1ª Capela que frequentei quando cheguei a Mossoró em 1974 com 11 anos de idade.Foi lá que fiz minha 1ª eucaristia com Padre Américo Simoneti. De lá para cá é uma longa história...

Um grande abraço.
Berna.