domingo, 4 de março de 2012

Um jovem de futuro

A base de Joy


Ele tem um apelido bastante apropriado: Joy (substantivo inglês correspondente à alegria), pois, desde o seu nascimento até os dias atuais, só tem nos dado satisfação com o seu jeito de ser, pensar e agir.
Ainda na tenra idade, aos 10 anos, foi morar com a mãe, na Europa. Adolesceu por lá, aprendeu o idioma italiano e pagou o preço de viver longe de seu país por um período que, para nós, seus familiares, pareceu uma eternidade. Um belo dia, para nosso contentamento, ele retornou. Em dois anos, recuperou e ampliou o português, aprendido nas séries iniciais, concluiu o Ensino Fundamental e, em seguida, deu início ao Ensino Médio – concluído em tempo hábil. Prestou vestibular para Gestão Ambiental na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Foi aprovado na primeira tentativa. Desde então, a universidade tem sido a sua segunda casa, na qual ele passa o dia e parte da noite – houve, inclusive, ocasiões em que experimentou dormir nesse campo do saber. Tudo isso para dar conta da graduação e das tarefas como bolsista do PIBIC/CNPq (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Antes de ser contemplado com a bolsa do CNPq, atuou como coordenador de uma equipe do Programa de Capacitação de Professores: educação ambiental como práxis do saber – ProCEA, monitor de italiano no Núcleo de Línguas Estrangeiras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – NEEL/UERN, além de haver ministrado aulas de informática no Projeto Mais Educação.
Para o nosso espanto, amadureceu rápido – o que pode ser comprovado durante as palestras que profere em diferentes instituições públicas e privadas. Chegou até a ministrar capacitações para os seus ex-professores das escolas de primeiro e segundo graus de ensino. Vale salientar que ele tem apenas 21 anos e a habilidade necessária para conciliar tudo isso e, ainda, encontrar tempo para lazer e fazer o que é inerente a um jovem de sua idade.
Neste último final de semana, nós todos testemunhamos o resultado de tanta dedicação, tanto empenho, tanta disposição. Este jovem acaba de ser aprovado para fazer a Graduação Sanduíche do Programa Ciência Sem Fronteiras do Governo Federal do Brasil. No segundo semestre, deste ano, ele retornará à Itália na condição de pesquisador bolsista brasileiro, podendo permanecer nesse país por cerca de um ano.
Joy é um exemplo concreto do que eu falo, diariamente, para os meus alunos: o estudo abre mentes, fronteiras, portas e transforma a vida para melhor.


Alguns momentos importantes da vida de Joy




Ao meu adorado sobrinho, só me resta agradecer por tantas alegrias, continuar a orientá-lo, sempre que precisar, e torcer muito para que ele continue crescendo e possa, num futuro próximo, contribuir de forma significativa para o progresso deste país que está investindo nele.
Que Deus o abençoe e proteja sempre!

Copyright © Josselene Marques


5 comentários:

Mágda Marques disse...

Selene, não sou tão hábil com as palavras como você, mas quero deixar registrado também o meu orgulho e a minha eterna torcida pelo nosso sobrinho tão querido!...

Anônimo disse...

Acho importantíssimo essa linha do tempo para que fique claro que nada vem por acaso, e sim, com muito esforço e dedicação, não conheço grande vitória que tenha caido do céu, até pra ganhar na mega sena tem que no mínimo se dirigir a uma casa lotéria e fazer o jogo. continua ... parabéns a vocês e que DEUS proteja.

Anônimo disse...

Eu também tô na torcida, sei o quanto vc Selene luta e deseja o melhor pra Joilsinho. Quem o tempo de colheita chegue logo, logo...sentiremos saudades mais...um abraço.

Anônimo disse...

Digo que o tempo...Gérria

Anônimo disse...

Tive o prazer de conhecê-lo. De fato, um rapaz muito inteligente. Deus o guie!
Abraço,s
Raí