sábado, 1 de novembro de 2008

Halloween

Imagem do Google

O Halloween é celebrado em 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos, em um bom número de países ocidentais - especialmente nos Estados Unidos.
Em meados do século XIX, os imigrantes irlandeses introduziram esta festa na cultura americana. Ambas as palavras são do inglês antigo: hallowed significa "santo" e e’em "noite". Podemos traduzir, então, por "Noite Santa" ou "All Hallows Eve", "Noite de Todos os Santos".
De origem celta, este povo alimentava a crendice de que no último dia do verão, 31 de outubro, espíritos malignos fugiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustá-los, eles colocavam, em suas casas, objetos assustadores.
A partir da Idade Média, quando passou a ser chamado de Dia das Bruxas, iniciou-se a perseguição àqueles que ousavam celebrar esta festa pagã. Para neutralizar as influências pagãs, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).
Sua simbologia está repleta de elementos e figuras assustadores tais como: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros e gatos pretos em função de sua relação com a morte.
Os simpatizantes desta festa começam a comemorá-la desde a infância e com o consentimento e a ajuda dos pais. Saem fantasiados, de porta em porta na vizinhança, gritando as palavras: “trick or treat” (travessuras ou doces). Conta a tradição que, na Irlanda, um homem promovia uma procissão para arrecadar oferendas dos agricultores. Se eles não contribuíssem, suas colheitas seriam amaldiçoadas por demônios. Uma espécie de extorsão que deu origem ao "travessuras ou doces" .
Esta cultura chegou ao Brasil através da grande influência americana, principalmente, vinda pela televisão, pelo cinema e pelos cursos de inglês. Em nosso país, temos um número considerável de pessoas contrárias à comemoração do Halloween. Elas alegam que o nosso folclore deveria ser mais valorizado. Atendendo às reivindicações dessas pessoas, o governo brasileiro criou o Dia do Saci – que é comemorado na mesma data do Dia das Bruxas.
Copyright © 2008 Selene

Nenhum comentário: