sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Carnaval


Arte de Selene
CARNAVAL

Algo sem nexo
Folia programada
Onde reinam o sexo
E a alegria forjada.
Dura três dias
E já na quarta-feira
A realidade está à beira
Alô ao trabalho, adeus às orgias.

Juntar as cinzas apagadas,
Guardar as fantasias surradas,
Para a próxima ocasião,

Sarar da bebida
E encarar a vida
É o que resta ao folião.

Antes de qualquer coisa, quero deixar claro que respeito a todos aqueles que apreciam o carnaval e, consequentemente, não comungam com o meu pensar, pois cada um deve dispor de sua liberdade da forma que puder e bem entender - desde que não prejudique ninguém.

Escrevi os versos acima na adolescência. Tinha exatamente l4 anos. Lá vai tempo! De lá para cá, amadureci bastante, reformulei muitos conceitos e superei outros tantos preconceitos. Todavia, em relação ao carnaval, a minha opinião pouco mudou. Entendo e considero a questão cultural e a sua importância na vida de algumas pessoas - principalmente, aquelas que trabalham o ano inteiro para adquirir uma fantasia e viver alguns breves momentos de sonho. Por outro lado, censuro aqueles que abusam da liberdade e da bebida e põem em risco a própria vida e as vidas de outras pessoas. À exceção disto, quem tiver condição e disposição é “só correr para o abraço”... Nada contra! Para mim, carnaval significa tempo livre e cada um deve preenchê-lo a seu bel-prazer.

A título de informação, um pouquinho da história do carnaval para você que me honra com sua visita:

A história do carnaval pode ser dividida em quatro períodos: o Originário (4.000 anos a.C. ao século VII a.C.), o Pagão (do século VII a.C. ao século VI d.C.), o Cristão ( do século VI d.C. ao século XVIII d.C.) e o Contemporâneo (do século XVIII d.C. ao século XXI).

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Contudo, há controvérsias em relação à sua origem. Mas há um ponto no qual todos concordam: esta festa está associada a fenômenos astronômicos e a ciclos naturais.

Alguns afirmam que o carnaval teve início há dez mil anos antes de Cristo. Naquela época, no período do verão, pessoas mascaradas e pintadas se reuniam para espantar os demônios da má colheita.

Outros dão conta de que o carnaval teve origem nas festas egípcias, que homenageavam a deusa Isis e o Touro Apis, ou nas festas gregas: Lupercais (em honra ao deus Luperco ou Pã, para assegurar a fertilidade) e Saturnais (em honra a Saturno) em celebração à volta da primavera, que simbolizava o Renascer da Natureza.

O carnaval, que celebramos nos dias de hoje, no Brasil, teve origem no entrudo português, que acontecia antes da Quaresma e tinha um sentido de liberdade, como acontece atualmente. É festejado, tradicionalmente, no sábado, domingo, segunda e terça-feira anteriores aos quarenta dias que vão da Quarta-feira de Cinzas ao Domingo de Páscoa.

No passado, as pessoas jogavam água, ovos e farinha umas nas outras. No presente, ele se caracteriza por divertimentos públicos (troças e blocos de rua, por exemplo), festas, manifestações folclóricas e bailes de máscaras.

Além de Portugal, outros países europeus também promovem o carnaval, entre eles, França (Paris e Nice), Itália (Veneza, Nápoles e Florença) e Alemanha (Munique).

Os carnavais tradicionais tinham, e alguns ainda têm, Maracatu, papangus, Corso, confete, serpentina, água com limão e bisnagas perfumadas (os proibidos lança-perfumes), marchas, carros alegóricos, blocos, bailes, escolas de samba e samba.

Em relação à etimologia, também não há consenso. Há quem defenda que o termo carnaval deriva de Carne vale! (Adeus carne!) ou de carne levamen (supressão da carne). Relação feita com o início da Quaresma – período de reflexão espiritual e de privação de certos alimentos, dentre eles, a carne. Há, ainda, uma outra interpretação: carnaval derivaria de currus navalis - expressão anterior ao Cristianismo e que significa carro naval. Ela baseia-se nas diversões próprias do começo da primavera, com cortejos marítimos ou carros alegóricos em forma de barco (com homens e mulheres nus), tanto na Grécia como em Roma.

Além do carnaval tradicional, deste período, alguns estados brasileiros promovem, em épocas diferentes, festas carnavalescas que recebem outras denominações: Micareta (principalmente em Salvador, BA) , Fortal (em Fortaleza, CE), Carnatal (em Natal, RN), Micaroa (João Pessoa, PB), Micarande (em Campina Grande, PB), Carnaval Fest (em Maceió, AL) e o Micarú (em Recife, PE).

Aproveito a oportunidade para desejar um feliz período de carnaval para todos. Que tudo corra bem.
Copyright © 2009 – Meu Horizonte
© Todos os Direitos Reservados

2 comentários:

Anônimo disse...

Blog também é cultura! Parabéns pelo seu novo espaço diversificado. É importante que tenhamos onde nos abastercer de cultura um pouco mais.
Beijos!

Josselene Marques disse...

Obrigada por sua visita e volte sempre!
Abraço.