sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

ENCANTAR


Imagem: WEB



Hoje cedo, ao consultar o meu amigo Aurélio em busca do significado de uma palavra incomum, meus olhos pousaram aleatoriamente no termo “encantar”, especificamente, na acepção de “seduzir, cativar, maravilhar, arrebatar”. Então, por um instante, suspendi a minha pesquisa e me pus a refletir sobre as coisas e as pessoas pelas quais já me deixei ou deixaria encantar.

Se me dispusesse a fazer uma lista das coisas que me maravilharam ou maravilham, ela seria bem extensa. Então, irei simplificá-la citando a natureza, pois não me canso de contemplá-la.

Para mim, por exemplo, é impossível ignorar um pôr do sol, no qual o astro-rei sai estrategicamente do meu campo de visão para dar lugar à lua que, tal qual uma rainha, surge soberana seguida por uma corte composta de milhares e milhares de estrelas. Somente alguém insensível ou, no mínimo, distraído não se comove ou se encanta com um espetáculo deste.

A organização hierárquica da cadeia alimentar também é algo que me faz admirar, cada vez mais, a perfeição da Criação. Como não reconhecer esta engenhosidade na qual o mais insignificante e minúsculo ser vivo tem uma função específica e essencial no funcionamento do universo?

As flores, seus matizes e seu perfume seduzem-me sobremaneira. Eu as vejo como uma linda moldura da natureza.

Com seu reflexo azul, o mar provoca sentimentos contraditórios em mim – de enlevo e temor. Sou capaz de permanecer, horas a fio, observando seus movimentos sem me cansar, mas não me atrevo a mergulhar em suas águas.

Com relação às pessoas, de modo geral, elas me cativam e encantam, instantaneamente, pelo bom caráter, pela inteligência, pelo senso de justiça, pela educação no falar, no ouvir e no tratar. Também admiro sua beleza exterior, mas não a supervalorizo ao ponto de me encantar, pois tenho consciência de que a verdadeira e duradoura beleza está na essência e não na aparência.

Inspirada na personagem Pollyana, de Eleanor H. Porter, vou vivendo e procurando ver sempre o lado bom e belo de tudo que me cerca, a fim de viver em harmonia e desfrutar do melhor que a vida possa me oferecer.



Copyright © 2009 – Josselene Marques

© Todos os Direitos Reservados


Um comentário:

Anônimo disse...

Percorri, com você, o universo de teus admirares. Acredito partilhar de quase todos os teus itens. Por-do-sol, lua, mar, essência, bicho humano, etc.
Porém, o melhor é quando fica registrado, assim, em um texto em forma de crônica.
Beijos!