sábado, 21 de março de 2009

Escritores da Liberdade


Foto de uma cena do filme "Escritores da Liberdade - Imagem: WEB

Hoje é o Dia Internacional contra a Discriminação Racial.
A data me fez recordar o filme “Escritores da Liberdade” que tive a oportunidade e o prazer de assistir, há alguns meses, em uma das aulas de um sábio professor, durante o meu curso de pós-graduação.
Durante a sua exibição, observei que muitas questões são abordadas, contudo, o que mais me chamou a atenção foi um forte ensinamento que ele nos passa: faz-nos enxergar os nossos semelhantes como irmãos - não importando a cor, a raça ou a condição social. E vai mais além: mostra que todos nós temos mais coisas em comum do que diferenças, sendo o convívio pacífico a atitude mais inteligente a se adotar. Dei-me conta, também, de que a sala de aula é o melhor lugar para travar a luta contra discriminação e preconceitos e, desta forma, viabilizar a mudança, pois quando corrigimos tanto os conceitos errôneos dos alunos quanto os nossos, automaticamente, combatemos a discriminação, modificamos a todos e contribuímos, positivamente, para transformação do mundo. Veja só o tamanho da responsabilidade dos educadores!
Escritores da Liberdade” é, de fato, um belo filme, baseado em fatos reais, que não tenho receio de indicar, pois quem o assiste não se arrepende.


O cartaz do filme ao fundo e a professora real,
Erin Gruwell, em primeiro plano.

Mais sobre o filme:

Sinopse: Hilary Swank é uma professora novata que tenta inspirar seus alunos problemáticos a aprender algo mais sobre tolerância, valorizar a si mesmos, investir em seus sonhos e dar continuidade a seus estudos além da escola básica. Também ela é ousada ao enfrentar os grupos formadores de gangues em sala de aula, levando-os a pensar sobre a formação e ideologia dos próprios.

Sinopse disponível em:
http://www.espacoacademico.com.br/082/82lima.htm

Título do filme: Escritores da Liberdade
Título original: Freedom Writers
País: EUA/Alemanha
Gênero: drama.
Classificação: 14 anos
Duração: 123 min.
Ano: 2007
Direção: Richard LaGravenese
Produção: Danny DeVito, Michael Shamberg, Stacey Sher
Elenco: Hilary Swank, Patrick Dempsey, Scott Glenn, Imelda Staunton, April Lee Hernandez, Mario, Kristin Herrera, Jacklyn Ngan, Sergio Montalvo, Jason Finn, Deance Wyatt, Vanetta Smith, Gabriel Chavarria, Hunter Parrish, Antonio Garcia.
Copyright © 2009 – Meu Horizonte
© Todos os Direitos Reservados

2 comentários:

Anônimo disse...

Também tive a oportunidade de assistir a essa bela história. Confesso que sou apaixopnado pela história da classe e pela dedicação de sua professora, pois ser educador é vocação. E ela é uma vocacionada. Parabéns por mostrar e convidar os seus webleitores a conhecerem uma realidade transformada através da dedicação profissional de uma professora.
Beijos!

Josselene Marques disse...

Olá, amigo!

Seu comentário enriqueceu o meu post. Enfatizei apenas a questão da discriminação em função da data comemorativa que desejava "ilustrar".
Obrigada!
Você é sempre bem-vindo!