Hoje é o Dia Internacional contra a Discriminação Racial.
A data me fez recordar o filme “Escritores da Liberdade” que tive a oportunidade e o prazer de assistir, há alguns meses, em uma das aulas de um sábio professor, durante o meu curso de pós-graduação.
Durante a sua exibição, observei que muitas questões são abordadas, contudo, o que mais me chamou a atenção foi um forte ensinamento que ele nos passa: faz-nos enxergar os nossos semelhantes como irmãos - não importando a cor, a raça ou a condição social. E vai mais além: mostra que todos nós temos mais coisas em comum do que diferenças, sendo o convívio pacífico a atitude mais inteligente a se adotar. Dei-me conta, também, de que a sala de aula é o melhor lugar para travar a luta contra discriminação e preconceitos e, desta forma, viabilizar a mudança, pois quando corrigimos tanto os conceitos errôneos dos alunos quanto os nossos, automaticamente, combatemos a discriminação, modificamos a todos e contribuímos, positivamente, para transformação do mundo. Veja só o tamanho da responsabilidade dos educadores!
“Escritores da Liberdade” é, de fato, um belo filme, baseado em fatos reais, que não tenho receio de indicar, pois quem o assiste não se arrepende.
Sinopse: Hilary Swank é uma professora novata que tenta inspirar seus alunos problemáticos a aprender algo mais sobre tolerância, valorizar a si mesmos, investir em seus sonhos e dar continuidade a seus estudos além da escola básica. Também ela é ousada ao enfrentar os grupos formadores de gangues em sala de aula, levando-os a pensar sobre a formação e ideologia dos próprios.
Sinopse disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/082/82lima.htm
Título do filme: Escritores da Liberdade
Título original: Freedom Writers
País: EUA/Alemanha
Gênero: drama.
Classificação: 14 anos
Duração: 123 min.
Ano: 2007
Direção: Richard LaGravenese
Produção: Danny DeVito, Michael Shamberg, Stacey Sher
Elenco: Hilary Swank, Patrick Dempsey, Scott Glenn, Imelda Staunton, April Lee Hernandez, Mario, Kristin Herrera, Jacklyn Ngan, Sergio Montalvo, Jason Finn, Deance Wyatt, Vanetta Smith, Gabriel Chavarria, Hunter Parrish, Antonio Garcia.
© Todos os Direitos Reservados
2 comentários:
Também tive a oportunidade de assistir a essa bela história. Confesso que sou apaixopnado pela história da classe e pela dedicação de sua professora, pois ser educador é vocação. E ela é uma vocacionada. Parabéns por mostrar e convidar os seus webleitores a conhecerem uma realidade transformada através da dedicação profissional de uma professora.
Beijos!
Olá, amigo!
Seu comentário enriqueceu o meu post. Enfatizei apenas a questão da discriminação em função da data comemorativa que desejava "ilustrar".
Obrigada!
Você é sempre bem-vindo!
Postar um comentário