terça-feira, 31 de março de 2009

Visão privilegiada

Visão privilegiada


Os seres vivos não são desiguais apenas na aparência. A sua forma de enxergar a natureza também é diferenciada.

Os tipos de pigmentos na retina é que determinam a percepção das cores. No homem, por exemplo, há três pigmentos: o vermelho, o azul e o verde. Isto permite que ele tenha a visão do vermelho ao violeta. Todavia, a falta de um pigmento para luz ultravioleta, faz com que algumas coisas sejam invisíveis para ele – como é o caso de certas substâncias, perceptíveis pelo cheiro, mas que não são captadas pela visão.


Alguns animais domésticos possuem apenas os pigmentos verde e azul e, em consequência, são daltônicos. Por isso os gatos e os cachorros são incapazes de perceber certas cores, especialmente, o vermelho e o verde.

Entretanto, há um camarão que possui doze tipos de pigmentos. Não resta dúvida que a sua visão é extraordinária. Siga o meu raciocínio: se nós, seres humanos, com a nossa visão de três pigmentos, enxergamos a maior parte das maravilhas deste planeta e nos deslumbramos com elas, calcule como seria se nós também tivéssemos a quantidade de pigmentos desse camarão. Algo, realmente, fabuloso e inimaginável. Concorda?
Copyright © 2009 – Meu Horizonte
© Todos os Direitos Reservados
Imagens: WEB

5 comentários:

Anônimo disse...

Concordo. Seria maravilhoso ter acesso ao restante (ou mais coisas belas da natureza - as cores) das coisas ao nosso redor. Como aula de ciências, ótima!
Beijos!
Rondin.

Unknown disse...

prof nosssa de+ seu blog adorei

Josselene Marques disse...

Olá, Rodin!
Concordo, em parte, com você. Siga o meu raciocínio: se tivéssemos os doze pigmentos do camarão, não teríamos condições de descrever as coisas que, normalmente, são invisíveis para nós, tal como acontece com alguns sentimentos. Chegaríamos perto, mas as palavras seriam insuficientes ou não teriam a carga semântica que fizesse jus ao que estivesse sendo descrito. A natureza é perfeita. Portanto, é mais inteligente nos conformarmos com os três pigmentos - já estão de bom tamanho!
Abraço, amigo!

Olá, Raquel!
Obrigada pelo acesso, ouviu?
Abraço e ótima semana!

Anônimo disse...

josselene eu amo gatos,mais eu não sabia disso,agora estou sabendo..
seu blog é muito legal a gente aprende muito com ele!!

BY:Cláudia yanara

Josselene Marques disse...

Cláudia Yanara:

Fico contente que meu espaço virtual tenha utilidade. É este o meu principal objetivo: construir e dividir o conhecimento com quem comigo interagir.

Volte sempre!