segunda-feira, 20 de julho de 2009

Dia Internacional da Amizade


Imagem: Web / Arte by Luíza


DIA INTERNACIONAL DA AMIZADE
©Josselene Marques

Hoje, 20 de julho, celebramos o Dia Internacional da Amizade. Normalmente, é uma data que não passa em branco. Dependendo do país e da cultura de seu povo, ela merece maior ou menor destaque.

No Brasil, observamos manifestações de apreço, carinho e a troca de cumprimentos mais efusivos entre as pessoas. No entanto, é lamentável que, na maioria dos casos, esta forma sadia de se relacionar não se estenda aos demais dias do ano e de nossas vidas. Os afazeres nos absorvem e limitam o nosso tempo nos impedindo de cultivar, como deveríamos, as amizades que conquistamos. Felizmente, os amigos são frutos das relações mais sólidas e permanecem, já que, segundo Mário Quintana, “a amizade é um amor que nunca morre”. Contudo, os vínculos de companheirismo e coleguismo tendem a se desfazerem com o tempo, por não serem profundos.

Vez por outra, nos relacionamentos de amizade, deparamo-nos com pessoas que agem de forma hipócrita, interesseira e temos dificuldades para discernir aqueles que realmente nos dedicam um sentimento sincero. Não é tarefa fácil identificá-los. Infelizmente, somente os distinguimos, com segurança, quando passamos por tribulações. Nessas horas, apenas os verdadeiros ficam do nosso lado e nos prestam sua solidariedade. Você há de concordar comigo que um amigo verdadeiro é muito raro e vale muito mais que dinheiro.

Portanto, fiquemos atentos e, quando eles forem revelados, façamos o possível para que continuem integrando o nosso círculo de amizades, pois um amigo verdadeiro é um tesouro a ser preservado.

Ah! E não nos esqueçamos dos velhos amigos distantes que, sem dúvida, tiveram um papel relevante em nosso crescimento pessoal e/ou profissional.

Feliz Dia do Amigo a todos vocês que me honram com suas visitas e abraços especiais para os meus amigos fiéis.

3 comentários:

Anônimo disse...

OI MINHA QUERIDA, REALMENTE VOÇE TEM RAZÃO QUANDO DIZ QUE AMIZADES VERDADEIRAS SÃO MUITO DIFÍCEIS DE EXISTIR, MAS, APESAR DISSO QUERO DIZER QUE SEMPRE EXISTIRÁ PESSOAS AMIGAS NO MUNDO, POUCAS É CLARO, MAS SEMPRE DISPOSTAS A AJUDAR QUANDO NECESSÁRIO FOR.
IMAGINE QUEM ESTÁ TE DIZENDO ISSO. VOÇE SABE.

Baladas mp3 disse...

A pesar de que la fecha ya pasò, no querìa dejar de saludarte Jossi y decirte que es para mì un enorme placer tenerte como amiga, tu calidad humana y la pasiòn que le pones a la tarea comunitaria hacen de vos a un ser humano extraordinario.Me honra tu amistad.Felicidades siempre.

Josselene Marques disse...

Anônimo:

Sinceramente, não identifiquei, mas isso não é problema.
Seja bem-vindo!
Obrigada pelo comentário.

Beto:

A recíproca é verdadeira, pois penso igualzinho a seu respeito.
Volte sempre, amigo.