sexta-feira, 24 de julho de 2009

Deficiência física: formação continuada

Esta semana, em Mossoró-RN, no período compreendido entre os dias 21 e 23, a Subcoordenadoria da Educação Especial – SUESP em parceria com a Coordenação da Educação Especial da 12ª Diretoria Regional de Educação, Cultura e Desportos – DIRED (representada pela técnica responsável: professora especialista Vanda Maria de Melo) deram prosseguimento à formação continuada na área de deficiência física com ênfase em paralisia cerebral.
Técnicas Lorena Mello, Vanda Melo, Ângela Santos
e seu filho Lucas e a aluna Geyse Clistian no momento
em que recebia sua nova cadeira de rodas
Foto: Josselene Marques
O excelente e indispensável curso foi ministrado pelas técnicas da SUESP/Natal: terapeuta ocupacional e psicopedagoga, com especialização em deficiência física, Ângela Maria Silva Santos e a psicopedagoga, com especialização em paralisia cerebral, Lorena Figueiredo Caldas de Mello.



Lorena, Lucas, Ângela e Dulceneide Holanda (SAPES)
Foto: Josselene Marques


Vemos a iniciativa como mais um ponto em prol da inclusão, pois esta formação, em especial, foi extensiva aos gestores, coordenadores e supervisores. Isto significa o envolvimento de todos os profissionais da educação e não apenas dos professores e dos pais dos alunos com deficiência. Respaldados e capacitados, os docentes, certamente, ficarão mais seguros e tranquilos para realizar um trabalho eficiente e de qualidade.



A terapeuta ocupacional Ângela Santos
atendendo Francisco Erislan
Foto: Josselene Marques


Nesta oportunidade, alguns alunos com deficiência física, da rede estadual de ensino, que necessitam de cadeira de rodas, andadores e acessórios adaptados, foram atendidos pelas técnicas da SUESP que fizeram medições e prescrições a fim de que o material necessário seja solicitado ao Sistema Único de Saúde - SUS.

Josselene Marques (AEE), Verinha Lopes (DAIN-UERN),
Vanda Melo (12ªDIRED) e alunas com deficiência física

da rede estadual de ensino.
Foto: Celidan

Sentimo-nos privilegiadas em participar deste grupo de estudos, formado por pessoas comprovadamente comprometidas com a educação, e aproveitamos este espaço para parabenizá-las.



Apresentação de trabalhos: grupo de professoras-alunas
dá sugestões de atividades com material adaptado para
pessoas com deficiência física.
Foto: Josselene Marques


Não resta dúvida de que, ao nos aperfeiçoarmos, estamos automaticamente colocando mais um tijolinho na construção de um mundo no qual todas as pessoas, sem exceção, terão garantidos não só o direito, mas também as condições de exercer, plenamente, a sua cidadania.
Que venham mais formações!



Copyright © 2009 – Meu Horizonte-Expressão
© Todos os Direitos Reservados

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente este trabalho do AEE rede estadual. São parcelas significativas que vão ampliando a oferta de um melhor atndimento aos alunos Df de Mossoró. Abraços! Graça Viana.

Josselene Marques disse...

Graça:

Que surpresa boa!
Concordo plenamente com você.
Volte quando puder.
Será um prazer receber sua visita.