domingo, 27 de dezembro de 2009

As escolas-celeiros

Pe. Sátiro, equipe do Cejuxta, Socorro Santos,
Wesley, Isabel e Bárbara
- os três primeiros colocados no IV Concurso de redação
"Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas"
Foto: WEB

Neste final de ano, faço mais uma feliz constatação: sou uma professora privilegiada, pois trabalho em dois celeiros. Explico: ambas as escolas (E. M. Senador Duarte Filho e E.E. Centenário de Mossoró), nas quais leciono, são reconhecidas e famosas pelo bom número de alunos aprovados em concursos, pela evasão reduzida ou inexistente e pelos professores comprometidos. Por exemplo, atualmente, temos vários ex-alunos estudando no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFRN), antigo CEFET, – sonho de consumo da maioria dos adolescentes, principalmente, das escolas públicas. E esta é uma das razões da grande procura por vagas no período de matrículas. Não se trata de marketing. É a nossa realidade. Mesmo enfrentando dificuldades, há escolas públicas de qualidade. Não podemos generalizar.
Posso afirmar que, nestes dois estabelecimentos de ensino, este ano letivo foi fechado com chave de ouro, pois, dos cinco primeiros colocados no IV Concurso de Redação "Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas", promovido pelo Centro de Estudos Jurídicos "Juxta Legem", quatro são nossos alunos. O primeiro classificado foi Wesley Gabriel Martins dos Santos, do 9º ano C, vespertino, da escola municipal, aluno da professora Jocineide. O segundo lugar ficou para Isabel Cristina Pinheiro de Góis, o terceiro para Bárbara Isabella dos Santos Queiroz, ambas do 9 ano A, vespertino, da escola estadual, e o quinto para Iarla Layanne Gomes Domingos, 6 ano B, vespertino, também aluna da Escola Centenário de Mossoró. As três estudantes foram orientadas pela dedicada professora, de língua portuguesa, Noélia Queiroz da Silva.


Bárbara, Iarla e Isabel, respectivamente,
3º, 5º e 2º lugares no Concurso
Foto: Josselene Marques


O tema da redação foi “Escola e Saber: a sua escolha pode mudar o mundo”.
Com esta iniciativa, o Cejuxta objetivou incentivar o desenvolvimento do processo educativo escolar e a valorização da educação - elemento imprescindível na construção da cidadania.
Os ganhadores do concurso foram premiados com notebooks, microcomputadores, bolsas de estudo e cursos de informática. Detalhe: as escolas também foram premiadas.
É gratificante colher os frutos do nosso trabalho, ver o brilho nos olhos desses jovens que potencializam a sua motivação com o êxito. É igualmente importante o fato de eles servirem de exemplo para os demais alunos das escolas. É a prova plausível de que estudar vale a pena e pode transformar vidas e realidades.
Particularmente, eu senti esta mesma emoção, por ocasião da primeira edição deste concurso, em 2006, quando tive o prazer de orientar a aluna Francisca Paula Virgínia Ferreira de Oliveira, aluna da 8ª série (9 ºano), da Escola Centenário (ela, hoje, faz parte do corpo discente do IFERN e é recém-chegada de um intercâmbio nos Estados Unidos), e vê-la classificada em primeiro lugar. Jamais esquecerei a bela e contagiante expressão de felicidade em seu rosto.
Provavelmente, os atuais vencedores, deste concurso, também viverão histórias de sucesso, afinal, quando nos preocupamos com o futuro e lutamos por ele, qualquer incentivo pode fazer a diferença.
Parabéns para todos nós que fazemos a nossa parte na luta por um mundo melhor.

Copyright © 2009 – Expressão - Meu Horizonte
© Todos os Direitos Reservados

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, Josselene. Admiro essa dedicação.
Abraço,s
Raí

Josselene Marques disse...

Raí:

Obrigada por tudo. Estou apenas tentando fazer a minha parte, da melhor maneira possível.
Abraço.