quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Dia dos Reis Magos

Monumento em homenagem aos Reis Magos
Natal/RN/Brasil
Foto: Patrick

Desde o século XVI, celebra-se O dia de Reis em 6 de Janeiro, pois acredita-se que foi neste dia que os Reis Magos chegaram até o Menino Jesus, em Belém, para venerá-lo. Este gesto simboliza a homenagem de todos os homens da Terra ao Rei dos reis, e o reconhecimento de sua divina realeza. Os Reis Magos, apelido atribuído pela Igreja, vieram do Oriente, guiados por uma estrela. A designação “Mago” era dada, entre os Orientais, à classe dos sábios ou eruditos, no entanto, esta palavra também era usada para designar os astrólogos.
No Brasil, as primeiras imagens dos Reis Magos chegaram de Portugal, em 1752, destinadas ao Forte dos Reis Magos, em Natal, no Rio Grande do Norte.


Presépio de Maria do Carmo
Foto: Iury Farias

Foi São Bedas (673-735), historiador inglês, quem primeiro citou os nomes e descreveu os três Reis Magos: Baltazar (um jovem senhor africano, com cerca de 30 anos, que presenteou Jesus com mirra), Gaspar (um adolescente asiático de 15 anos que ofereceu incenso ao Menino Jesus) e o mais maduro de todos: o europeu Belchior, com aproximadamente 40 anos, que ofertou ouro ao pequeno Salvador. Desta forma, os Reis Magos homenagearam Jesus como rei (ouro = realeza), como Deus (incenso = sacerdócio) e como homem (mirra = sofrimento).
Vale salientar que existem várias lendas, explicações e interpretações para a existência, o gesto e os presentes dos três nobres visitantes de Jesus pequenino.

Copyright © 2010 – Expressão – Meu Horizonte
© Todos os Direitos Reservados

3 comentários:

Anônimo disse...

Garota,

Gostei do seu blog. Obrigada por divulgar a minha cidade.
Abraços.

Vânia Souza - Natal-RN

Anônimo disse...

O blog de Josselene é cultura pura!
Abraço,s
Raí

Josselene Marques disse...

Vânia:

Seja bem-vinda a este espaço.
Foi um prazer divulgar a sua cidade.
Obrigada e volte sempre.
Abraço.

Raí:

Obrigada. Como sempre, muito generoso em seus comentários.
Obrigada, amigo.