terça-feira, 28 de junho de 2011

Beijo vital

Reprodução/China Daily USA




Na maioria dos jornais e telejornais, observamos a predominância das más notícias. De fato, curiosamente, elas chamam mais a atenção de um bom número de leitores e telespectadores. Conforme o caso, provocam comoção e/ou indignação, além de aumentarem a venda dos impressos e os níveis de audiência.




Neste último final de semana, aconteceu algo incomum: a mídia mundial deu ênfase a um episódio que, se não fosse pelo seu desfecho, poderia ter sido mais uma dessas notícias ruins, mas que se transformou em uma história, bem ou mal, com “final feliz”.




Desesperado e com uma faca na mão, um rapaz pendurado numa passarela sobre uma rua movimentada da cidade de Shenzhen, na China, ameaçava saltar para a morte.




Liu Wenxiu, uma garçonete de 19 anos, passava pelo local e a visão daquela cena a fez tomar uma atitude: convenceu os policiais, que interditavam a área, de que era a namorada do jovem. Afirmou ser ela a causa de seu ato extremo. Desta forma, obteve livre acesso. Em seguida, aproximou-se do jovem e, durante uma breve conversa – a tática utilizada foi contar sua história igualmente sofrida –, fez com que o adolescente se identificasse com ela e baixasse a guarda. Logo a seguir, ambos começaram a chorar e se abraçaram. Então, sem pensar, ela acabou por beijá-lo, facilitando a ação da polícia. Esta aproveitou o momento do beijo vital para concluir a operação.




Segundo entrevista concedida por Liu, tratava-se de um adolescente, de 16 anos, órfão de mãe. Ele estava sofrendo porque sua madrasta, que o maltratava, fugira com o dinheiro do seu pai e eles teriam que recomeçar para não passarem fome. "Ele me disse que não tinha mais ninguém. Ninguém se preocupava com ele ou confiava nele (...). Eu mostrei-lhe as cicatrizes que tenho no pulso direito, quando também tentei me suicidar. Eu já estive no lugar dele e sei exatamente como é”, disse Liu à imprensa chinesa.




Após assistir ao
vídeo, eu me fiz esta pergunta: por que não somos natural e desinteressadamente solidários? Se o fôssemos seria bem mais fácil e estimulante o viver.



Referências:
http://www.pop.com.br/popnews/noticias/poptrash/503620-Chines_tenta_se_matar__mas_ganha_beijo_de_estranha_suicida_e_e_salvo.html

2 comentários:

Tiempo Final disse...


Cara Josselene, a notícia é uma reflexo da dura realidade, mas ainda não abordam as pequenas coisas, pequenas coisas que nós olhamos.
As vidas individuais são tão importantes quanto a vida "social".
Excelente exemplo,querida amiga.

Anônimo disse...

Estou emocionado... Ainda existem pessoas boas neste mundo de Deus, apesar das ruindades praticadas neste mesmo mundo.
Abraço,s
Raí