quarta-feira, 1 de junho de 2011

A origem do sanduiche






A história do sanduíche está diretamente relacionada ao inglês John Montagu – o Quarto Conde de Sandwich (cidade histórica, no condado de Kent, situada no sudeste da Inglaterra). Ele viveu no século XVII, de 1718 a 1792.




John Montagu - Conde de Sandwich







Naquela época, nenhum homem público teve reputação de ser mais amargo e, ao mesmo tempo, mais amado por seus subordinados. Ele adorava jogar cartas e costumava varar as noites jogando baralho com os amigos.


Conta a história que, para poder matar a fome durante as madrugadas, o conde de Sandwich pedia aos empregados que deixassem preparados pães cortados, recheados com queijo, manteiga, salame e presunto. Desta forma, o lorde podia continuar jogando, enquanto comia.

De lá para cá, as pessoas ficaram muito mais ocupadas que John Montagu; por isso, a invenção virou mania universal. Com seu visual atraente, sua praticidade e a possibilidade de receber uma infinidade de novos ingredientes, dando origem a uma grande variedade de combinações e sabores, o sanduíche vem ultrapassando os séculos sem perder o seu glamour.



Assim, nasceu a maravilhosa combinação entre duas metades que levou o nome do seu criador.

Fontes:
http://www.ufrgs.br/alimentus/pao/curiosidades/sanduiche.htm
http://www.minhavida.com.br/conteudo/278-Sanduiche.htm

Um comentário:

Anônimo disse...

... e aumentou, nas pessoas, o desejo de comer mais e mais massas. E, neste milênio, com essa correria toda, arroz e feijão é coisa de domingo.
Abraço,s
Raí