domingo, 31 de maio de 2009

Lição de sabedoria

Imagem: WEB

Hoje, último dia de maio, dei-me conta de que estamos, praticamente, na metade do ano. Somos tão absorvidos pelos nossos afazeres e problemas pessoais que, raramente, temos tempo de parar para reflexionar um pouco sobre o que está acontecendo com a macrocasa de todos nós.
O planeta Terra vem sendo impiedosamente castigado por uma boa parte de seus habitantes que, na ânsia do ter, não respeita os limites e a lógica das coisas. As consequências podem ser vistas e sentidas por todos. O meio ambiente já está “revidando” as ações inconsequentes e egoístas do homem. Só lamento que pessoas inocentes também paguem pelos erros de outras tantas.
Sou uma idealista – apesar de tudo – e ainda tenho esperança de que este mundo poderá se transformar em um lugar melhor.
Ontem, ao ler uma parábola moderna, aprendi com uma criança – ser descomplicado por natureza – que o mundo tem conserto. A referida parábola, que trasladarei abaixo, é de um autor desconhecido e me fez ver que a maioria dos problemas não são tão grandes assim... Nós é que os ampliamos e complicamos, dificultando a sua solução. Leiamos:

“Um cientista vivia preocupado com os problemas do mundo e estava resolvido a encontrar meios de melhorá-los. Passava dias em seu laboratório, em busca de tirar suas dúvidas.
Certo dia, seu filho de sete anos invadiu o seu santuário decidido a ajudá-lo a trabalhar. O cientista, nervoso pela interrupção, tentou fazer com que o filho fosse brincar em outro lugar.
Vendo que seria impossível removê-lo, o pai procurou algo que pudesse ser oferecido ao filho, com o objetivo de distrair sua atenção.
De repente, deparou-se com o mapa do mundo estampado em uma revista. Estava ali o que procurava! Com o auxílio de uma tesoura, recortou o mapa em vários pedaços e, junto com um rolo de fita adesiva, entregou-o ao filho dizendo:



Imagem: WEB

- Você gosta de quebra-cabeças?... Então, vou lhe dar o mundo para consertar. Aqui está o mundo todo quebrado. Veja se consegue consertá-lo bem direitinho! Faça tudo sozinho!
Calculou que a criança levaria dias para recompor o mapa. Passados alguns minutos, ouviu a voz do filho que o chamava calmamente:
- Pai, pai... Já fiz tudo!... Consegui terminar tudinho!
A princípio, o pai não deu crédito às palavras do filho. Seria impossível, na sua idade, recompor um mapa que jamais havia visto.

Relutante, o cientista levantou os olhos de suas anotações, certo de que veria um trabalho digno de uma criança. Para sua surpresa, o mapa estava completo. Todos os pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares.
- Você não sabia como era o mundo, meu filho. Como conseguiu?
- Pai, eu não sabia como era o mundo, mas, quando você tirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem.
Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei, mas não consegui.
Foi aí que me lembrei do homem, virei os recortes e comecei a consertar o homem, que eu sabia como era. Quando consegui consertar o homem, virei a folha, e vi que havia consertado o mundo.



Copyright © 2009 – Meu Horizonte
© Todos os Direitos Reservados

4 comentários:

Anônimo disse...

Selene, uma grande lição - a do garoto. Fez-me lembrar do monge budista que queria consertar o mundo e foi meditar no Tibet para encontrar a maneira correta para isso. Depois de vários anos buscando a solução, descobriu que, antes de mudar o mundo para melhor teria que consertar o homem que vivia nele. Por isso que ficou fácil para a criança montar o quebra-cabeça: só precisou montar o homem. Agora, o mês de maio é um mês que passa rápido. Incrível! O mês das noivas, de Maria - do azul e branco. Um bonito texto.
Beijos!
Rodin.

Anônimo disse...

Josselene'
-Realmente é uma lição de sabedoria,todos nós sabemos como "consertar" o mundo,mas nos fechamos para isso,não tomamos as atitudes certas mesmo sabendo quais são!
Seria muito bom se todos fizessem o certo...Mas enquanto as pessoas não tiverem uma lição de sabedoria,elas não saberam o que é o certo!
Beijos!
Cláudia yanara'

Anônimo disse...

Pois é selene, sabedoria todos nós temos, pena que as atidudes nem sempre são sábias...Um bom domingo.Gérria

Josselene Marques disse...

Rodin:

Muito obrigada por sua contribuição e pelo gentil elogio.
Volte sempre, amigo!

Cláudia:

Amei sua visita. Concordo com você.
Saiba que é sempre bem-vinda, minha querida amiga e aluna.
Abração.

Gérria:

Você tem razão.
Obrigada pela visita e volte sempre.