domingo, 31 de outubro de 2010

Uma mulher governará o Brasil: Dilma Rousseff


Dilma Rousseff é a presidenta eleita do Brasil
Foto: divulgação

Às 20h07min, deste último domingo de outubro, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Levandowski, anunciou quem subirá a rampa do Palácio do Planalto, sede do governo brasileiro, no primeiro dia de 2011, na condição de sucessora do Presidente Lula: Dilma Vana Rousseff. A partir dessa data, iniciará o mandato de quatro anos dessa mineira de nascimento e gaúcha por adoção. Ela será a principal responsável pelos destinos de uma nação de mais de 190 milhões de brasileiros.

É algo inédito, em nossa história, o fato de ela ser a primeira mulher eleita para o mais alto cargo público: presidenta do Brasil. Com mais de 56% dos votos, a candidata petista derrotou o seu adversário: o tucano José Serra, que obteve 44% dos votos válidos.

Para alcançar o posto de mandatária do Brasil, ela percorreu um longo caminho cheio de obstáculos e lutas os quais superou com determinação. Na juventude, permaneceu presa durante três anos (por lutar contra um regime de governo ditatorial e opressor) - entre 1970 e 1972 - e foi submetida à “disciplina da ditadura”. Um recurso, apresentado ao Superior Tribunal Militar, livrou-a da prisão. Em seguida, após morar em São Paulo e no Rio de janeiro, fixou residência em Porto Alegre. Lá ela se casou com o advogado Carlos Araújo, com quem conviveu por trinta anos. Desta união, nasceu Paula, sua única filha. No período que antecedeu ao lançamento oficial de sua candidatura à presidência (2009), eis que surgiu mais um desafio: um câncer no sistema linfático, do qual conseguiu curar-se - segundo ela revelou no mês passado.

Graduada em economia (1977) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Dilma Rousseff trabalhou como secretária da Fazenda e de Minas, Energia e Comunicações (1993-1994 e 1999-2002), foi ministra das Minas e Energia (2003-2005) e chefe da Casa Civil (2005-2010) do Governo Lula.

Em seu primeiro pronunciamento, como presidenta eleita, ela reafirmou seu compromisso de valorizar a mulher, a democracia, a liberdade de imprensa, de religião e de culto e zelar pela nossa Constituição. Tem como metas a erradicação da miséria e a criação de oportunidades para todos os brasileiros; a estabilização da economia (manter a inflação sob controle, por exemplo) e preservação das conquistas estabelecidas; qualificação da educação; melhoria nos serviços de saúde e de segurança; combate ao tráfico de drogas e ampliação da assistência às crianças, aos idosos e às pessoas com deficiência; reforma política para renovar os valores republicanos, a fim de que a democracia possa avançar. Por fim, estendeu a mão aos adversários: prometeu fazer um governo de coalizão e garantiu que não irá discriminá-los. Reafirmou que ouvirá o povo brasileiro e pediu a ajuda de todos para realizar uma boa administração.


4 comentários:

Ilaine disse...

Josselene!! Que emocionante, não é? E está sendo notícia no mundo...Já vi por aqui no noticiário hoje. Maravilhoso. Beijo, querida amiga!

Raimundo Caldas disse...

Pelo que vejo, temos algo em comum...
Beijos

Anônimo disse...

Muita sorte para ela! As mulheres estão chegando!!! Vamos nos cuidar!!!
Abraço,s
Raí

Baladas mp3 disse...

Dios bendiga a Dilma, quienes amamos y soñamos con una América grande,quienes deseamos que la mujer ocupe definitivamente el lugar que tiene, quienes deseamos el progreso del pueblo,quienes queremos un mundo mejor, deseamos a Dilma el mejor gobierno para los hermanos de Brasil.Dios bendiga a Dilma.