quarta-feira, 20 de julho de 2011

Dia Internacional da Amizade

Google Images




Antes de tudo, quero fazer um agradecimento especial a todos os que me honram com suas visitas, enviar um abraço virtual, mas nem por isso menos caloroso, para cada um de vocês – meus amigos virtuais que, para mim, também são reais. Valorizo-os e acho fantástica mais esta alternativa/forma de criar laços, capaz de transpor barreiras, como distância e idioma, pela globosfera afora.

A passagem desta data me leva a refletir sobre como anda a relação de amizade neste mundo moderno, que tanto nos absorve por exigências múltiplas e coisas que desviam a nossa atenção ao ponto de, muitas vezes, ficarmos “sem tempo” para os amigos. Felizmente, os amigos verdadeiros compreendem essas “ausências” e, mesmo que algumas contingências da vida os afastem de nós, se o sentimento for lídimo, eles se reaproximarão, mais cedo ou mais tarde.


Sou uma pessoa privilegiada porque posso afirmar, com segurança, que tenho amigos. Não são muitos, mas todos verdadeiros. No meu círculo de amigos, há amizades que conservo há décadas e, a essas pessoas, dedico um amor semelhante ao de irmãos.


Entretanto, ter bons amigos não é tão fácil. Não basta apenas desejar. A amizade é algo que se constrói paulatinamente. Amizade genuína não se compra. Conquista-se.


Outro ponto importante: o que vale é a qualidade e não a quantidade de amigos. Infelizmente, há muitas pessoas falsas que se acercam para nos explorar ou prejudicar – são os inimigos ocultos. Precisamos ter cuidado com eles.


O amigo, no sentido da palavra, é aquela pessoa com a qual nos sentimos à vontade para expressar o que nos vai na alma e a quem podemos criticar ou elogiar sem sermos mal interpretados.


Concordo com o pensar do escritor brasileiro Amir Klink: “Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudades, mas não estará só.” E finalizo minha reflexão com uma frase do escritor, ensaísta, deísta e filósofo iluminista francês Voltaire que diz o seguinte: “Todas as riquezas do mundo não valem um bom amigo.”



Feliz Dia do Amigo!

6 comentários:

Selma disse...

Como é bom parar um pouquinho para ler , ouvir e sentir as palavras que coloca, querida Josselene.
Acho que você tem "poderes mágicos" pois com suas palavras transmitem sentimentos de mais credibilidade na palavra AMIGO .
Obrigada pelo presente de tê-la como amiga. Amiga - irmã.
Amiga irmã pode chegar na casa da gente a hora que quiser .
um abraço bem apertado para você.
Selma

disse...

Querida Jossi, sinto-me honrada por fazer parte do teu círculo de amizades, ainda que virtual, mas, como mesmo disseste, não menos real do que aqueles que têm o privilégio de desfrutar de tua companhia pessoalmente. Concordo com cada palavra escrita no post dedicado ao "Dia do Amigo", visto que, nos dias de hoje, quem tem uma amigo de verdade, tem um tesouro. E, na minha opinião, não importa a quantidade, mas sim, a qualidade, pois creio que o número não é o que conta quando o assunto é uma amizade sincera.
Mais uma vez agradeço, e fico feliz por deixar meu comentário e também meu desejo de que nossa amizade possa perdurar e que o sucesso sempre te acompanhe. Um beijo grande e um abraço caloroso desta amiga do sul.
Lú :)

Ale disse...

Jossy amiga:
Un muy feliz día de la amistad para mi , he sido yo la honrada de tener entre mis pocos amigoa a alguien como tú y espero ésta sea por largo tiempo .
Gracias por ser mi amiga en las buenas y e las malas . Dios te proteja siempre .
Un abrazo fraterno , Ale

Anônimo disse...

Amigos são irmãos escolhidos, nascidos fora de nossas famílias. Obrigada pelo carinho. Abraços. Ângela R Gurgel.

Thelma Elita disse...

Selene,

realmente é um privilégio termos a certeza de que podemos chamar alguém de amigo, em seu sentido mai forte. Hoje em dia a banalização das relações interpessoais é tão grande, que fica muito complicado conseguir construir laços tão firmes.

Eu tenho pouquissimos amigos verdadeiros, mas não os troco por nada nesta vida e sempre que posso faço questão de ligar, de escrever, de saber notícias, de me fazer presente de alguma maneira.

Você, D Marlene, Zênia conseguiram tocar meu coração de uma forma muito especial e, por isto, levarei sempre em meu coração este carinho fraterno. Aliás, sua família toda tem um lugar especial em meu coração. Mas, com vocês três eu pude construir este laço forte.

Feliz dia do amigo, minha querida amiga!!

Beijos

Graça Viana disse...

Olá Joss...!!! Desculpe não visitá-la com frequência. Mas como você bem sabe estamos em eterna sintonia de pensamentos. Pensamos muitas coisas essencialmente idênticas e caminhamos frequentemente, pelas mesmas veredas. Parabens pelo seu belo trabalho. Peço sua permissão para dizer que considero-o tambem como uma expressão viva daquilo que penso e sinto. Mais uma vez meu grande abraço. Graça Viana.