sábado, 9 de julho de 2011

Portal Domínio Público

Google Images






"Uma biblioteca digital é onde o passado encontra o presente e cria o futuro."




(Dr. Avul Pakir Jainulabdeen Abdul Kalam -

ex-Presidente da Índia - seu mandato foi entre 2002-2007)





Se você gosta de ler, pesquisar e aprender, recomendo um local onde você poderá fazer tudo isso. Refiro-me ao Portal Domínio Público – uma biblioteca digital de referência da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação do Brasil para professores, estudantes e interessados em geral. Com mais de 187 mil títulos (dados de janeiro de 2011) em seu acervo, constituído por obras de domínio público ou devidamente cedidas pelos titulares dos direitos autorais, ele se propõe a favorecer o acesso grátis a literatura, artes e ciências.


Lançado em 2004, oferece material de qualidade, gratuitamente, sejam filmes, partituras, obras literárias ou animações. Você pode, inclusive, fazer downloads de obras literárias em PDF – já fiz vários! – e salvá-las para lê-las onde e quando desejar, mesmo sem estar conectado (a) à internet.


Geralmente, no período de férias nas escolas, o site recebe cerca de 500 mil visitas, e duplica a quantidade de acessos no período letivo.


Os usuários também podem colaborar com o Portal Domínio Público das seguintes formas: como Voluntários (digitalizando obras que já se encontram em domínio público), como Autores (cedendo obras de sua autoria), como Parceiros (cedendo os direitos autoriais de obras das quais os detenha) ou como Tradutores (traduzindo obras que já estejam em domínio público).


Vale a pena colocar este endereço no bookmark para visitas periódicas!


Para acessá-lo, clique no link:


http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

2 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo serviço de utilidade pública. Já visito este site a algum tempo e gosto muito de seu conteúdo. Abraços. Ângela R Gurgel

Anônimo disse...

Ótimo serviço. Já acesso.
Abraços,
Raí